Robotica 2008: time lapse da montagem

O Robótica 2008 já vai para o seu 3º dia, começando amanhã (4 de Abril) as qualificações das várias competições.
A montagem do recinto do evento decorreu na terça-feira, das 17:00 até as 03:00, executada por vários professores (da organização) e voluntários, de que eu faço parte. Eu ajudei na colocação do circuito de condução autónoma (a alcatifa preta), o que foi deveras cansativo e frustrante devido ao trabalho preciso e demorado que era necessário, que resultou em joelhos doridos.
Achei interessante a criação de um vÃdeo acelerado (time lapse), tendo investigado a melhor maneira para o fazer com o equipamento à disposição.
Com a ajuda do guia de time lapses do Photojojo, calculei 3 segundos entre cada captura para obter um vÃdeo de 4 minutos (acelerado) a partir de 5 horas estimadas de montagem.
O equipamento utilizado foi o meu portátil e uma simples webcam (Logitech Quickcam).
Usei o TimerShot, um software de captura gratuito da Microsoft, parte dos PowerToys. O resultado foi perto de 10 000 fotos, das 17:00 até perto das 03:00, muito mais que as 5 horas estimadas.
Para converter a larga quantidade de imagens em vÃdeo, utilizei o Movie Salsa, um software dedicado para o efeito. Finalmente, utilizei o Windows Movie Maker para adicionar o tÃtulo, obtendo-se o seguinte resultado final:
Assim, o pavilhão Aristides Hall sofreu a seguinte transformação:
Relembro que pode assistir ao evento em directo através do streaming do canal Seca2Tv.
Related posts
- Videos time lapse: a maneira correcta
- Dica Autopano: orientação das fotos
- Como fazer uma foto panoramica
- 1º Seminário de Tecnologias Móveis TI PRO
- Rescaldo do cancelamento da Campus Party










on April 3rd, 2008 at 9:57 pm
O vÃdeo está muita louco. Só faltava mesmo era acrescentar uma música.
Isso do TImerShot parece muito porreiro
on April 3rd, 2008 at 10:03 pm
Sim, eu pensei nisso, mas o video nao teria som no “ecra gigante” por isso nao dei grande importancia.
Quando montei o video pensei na musica do Benny Hills!
on April 4th, 2008 at 12:41 am
À custa disto tive aula com a Ioulia (em vez de ser com o Bernardo Cunha!) E como não deves saber não foi nada bom!
Por acaso também tive para me inscrever como voluntários mas acabei por não o fazer!
Fica para uma próxima.
on April 4th, 2008 at 5:23 pm
@Tomahock – tiveste azar…
@FilipeFreitas – ficou porreiro o vÃdeo do time-lapse. Já tinha tentado fazer um uma vez, mas usando vÃdeo, e não ficou grande coisa!
Alguns vÃdeos e fotos que tirei: http://blog.wilson.com.pt/2008/04/04/robtica-em-aveiro/
on April 8th, 2008 at 7:48 pm
[...] Robotica 2008: time lapse da montagem [...]
on April 14th, 2008 at 3:45 pm
[...] Related posts Robotica 2008: time lapse da montagem [...]