Pintando com luz

Posted in Photography by FilipeFreitas on the April 16th, 2008

trc2241.jpg

A fotografia acima foi obtida através de exposição longa, onde são capturados os maiores níveis de luminosidade de um cenário num certo período de tempo, dando assim origem aos traços da iluminação dos carros. Este tipo de fotografia é bastante popular e conhecido do público em geral. No entanto, as possibilidades desta técnica não se ficam por aqui.

Uma extensão muito interessante desta técnica é a pintura de luz (ou desenho com luz), que permite dar largas à imaginação e produzir resultados muito criativos. Consiste em capturar uma fotografia de exposição longa (dezenas de segundos) e iluminar uma área ou colocar uma pequena fonte de luz em movimento. Dado que a exposição longa irá apenar armazenar os maiores níveis de luminosidade, o resultado será uma série de traços ou iluminação invulgar.


(foto de lichfaktor)


(foto de lichfaktor)

Estas fontes de luz podem ser de qualquer tipo, lanternas, isqueiros, telemóveis, etc, cada um produzindo um efeito diferente, cabendo ao artista escolher qual a mais adequada para a sua obra.


(foto de hyper7)

É necessário um tripé pois qualquer movimentação da máquina irá ser visível no resultado final, e recomenda-se que o indivíduo que mantenha a fonte de luz que vista algo escuro, para minimizar a reflexão pelo seu corpo de luz ambiental e da fonte de luz utilizada.

Como sempre, a fotografia e o vídeo estão intrínsicamente ligados, sendo possível criar animações com pinturas de luz através de vídeos acelerados (time-lapse), como demonstra o seguinte vídeo de Jamie Kivisto:

You need to a flashplayer enabled browser to view this YouTube video

Existe mesmo acessórios dedicados a este tipo de fotografia, como canetas coloridas:

leedpens1.jpg

Bookmark this post: bookmark bookmark bookmark bookmark bookmark bookmark

-->

4 Responses to 'Pintando com luz'

Subscribe to comments with RSS or TrackBack to 'Pintando com luz'.

  1. Junior said,

    on May 2nd, 2008 at 10:49 pm

    Olá!!

    Acho muito legal esses efeitos vejo pinturas realmente incriveis!!!

    Adoraria saber como funciona essa tecnica pois não sou fotógrafo mas, aprecio muito fotografias e principalmente esses efeitos.
    Tenho uma máquina digital de 8megapixel dessas normais que encontramos em lojas gostaria de saber se com ela posso conseguir esse efeito?
    Você poderia me ajudar?

    Parabéns pelo artigo e fico previamente agradecido se vc poder me ajudar


  2. on May 2nd, 2008 at 11:09 pm

    Obrigado pelo comentario!
    Penso que a sua máquina não permite criar aqueles efeitos. É necessário que a máquina permita variar o tempo de exposição, e normalmente só as DSLRs permitem isso.
    É triste pois também estou na sua situação.

  3. Ana Maria said,

    on November 1st, 2008 at 2:41 am

    Oláaaa… estou com uma série de fotografias feitas com lightpainting… mas preciso de referencias terórias… nomes de artistas que trabalhem com a técnica também!!!

    Será que pode me ajudar!

    Grande abraço


  4. on November 1st, 2008 at 3:25 pm

    Hmm, não percebo bem a sua pergunta, se elaborar no que pretende fazer talvez poderei ajuda-la.

Leave a Reply

You must be logged in to post a comment.